segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

História do Presépio

Mais uma vez o natal se aproxima. Natal, que significa o nascimento de Deus menino, segundo a história cristã. Um dos símbolos mais comuns no Natal dos países católicos é a reprodução do cenário onde Cristo nasceu: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus.

O presépio é uma das mais antigas formas de caracterização do Natal. 
A palavra presépio significa um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo. 
Porém, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo.

O presépio é uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus Cristo.
Procura resgatar a importância e a magnitude daquele momento ao mesmo que nos lembra a forma simples e humilde em que se deu o nascimento.
A presença do menino Deus naquele estábulo, ao lado de seus pais, tendo por testemunhas os pastores e os animais e recebendo a visita dos Reis Magos, guiados à gruta pela estrela de Belém, mostra a grandeza e a onipotência de Deus representada na fragilidade de uma criança.

Esta representação foi criada por São Francisco de Assis em 1223 que, em companhia de Frei Leão e com a ajuda do senhor Giovanni Vellina, montou em uma gruta da floresta na região de Greccio, Itália, a encenação do nascimento de Jesus. 
Na época já havia 16 anos que a Igreja tinha proibido a realização de dramas litúrgicos nas Igrejas, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, desejoso que estava de lembrar ao povo daquela região a natividade e o amor a Jesus Cristo. 
O povo foi convidado para a missa e ao chegarem à gruta encontraram a cena do nascimento vivenciada por pastores e animais.

São Francisco morreu dois após, mas os Frades Franciscanos continuaram a representação do presépio utilizando imagens.

Um comentário:

  1. Mi, abençoado !

    Não tinha parado para pensar sobe a origem do presépio.. nem fazia idéia de que São Francisco de Assis tinha sido o primeiro a concretizá-la.
    Faz todo o sentido.. e mais importante, todo "O" sentido do Natal: humildade, fragilidade e fraternidade em forma de renascimento, trazendo consigo a esperança e a fé em dias mais justos.

    Que Deus lhe bendiga, Amém !

    ResponderExcluir

Obrigado por poder partilhar com você, gratidão por sua vida, reze sempre por minha conversão. Deus lhe bendiga

Michel Maria