segunda-feira, 2 de agosto de 2010

No Angelus de domingo Bento XVI reflectiu sobre o Pai-Nosso e recordou as vítimas de Duisburg 

Quem reza nunca está sozinho


A oração do Pai-Nosso "não é um pedir para satisfazer as próprias vontades, mas antes para manter viva a amizade com Deus". Explicou o Papa durante o Angelus de domingo, 25 de Julho, festa litúrgica de São Tiago o Maior. De Castel Gandolfo Bento XVI dirigiu também uma saudação aos peregrinos que foram em grande número a Santiago de Compostela.

Queridos irmãos e irmãs!
O Evangelho deste domingo apresenta-nos Jesus recolhido em oração, um pouco retirado dos seus discípulos. Quando terminou, um deles disse-lhe:  "Senhor, ensina-nos a orar" 
(Lc 11, 1). Jesus não fez objecções, não falou de fórmulas estranhas nem esotéricas, mas com muita simplicidade disse:  "Quando orardes, dizei:  Pai", e ensinou-lhes o Pai-Nosso (cf. Lc 11, 2-4), tirando-a da sua própria oração, com a qual se dirigia a Deus, seu Pai. São Lucas transmite-nos o Pai-Nosso numa forma mais breve em relação à do Evangelho de São Mateus, que entrou no uso comum. Estamos diante das primeiras palavras da Sagrada Escritura que aprendemos desde crianças. Elas imprimem-se na memória, plasmando a nossa vida, acompanham-nos até ao último respiro. Elas revelam que "não somos já de modo completo filhos de Deus, que no-lo devemos tornar e sê-lo cada vez mais mediante a nossa comunhão sempre mais profunda com Jesus. Ser filho torna-se o equivalente a seguir Cristo" (Bento XVI, Gesù di Nazaret, Milão 2007, p. 168).
Esta oração acolhe e expressa também as necessidades humanas materiais e espirituais:  "Dai-nos em cada dia o pão da nossa subsistência; perdoai-nos os nossos pecados" 
(Lc 11, 3-4). E precisamente por causa das necessidades e das dificuldades de cada dia, Jesus exorta com vigor:  "Digo-vos, pois:  Pedi e dar-se-vos-á; quem procura encontra e ao que bate, abrir-se-á" (Lc 11, 9-10). Não é um pedir para satisfazer as próprias vontades, quanto ao contrário para manter viva a amizade com Deus, o qual diz sempre o Evangelho "dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem" (Lc 11, 13). Experimentaram-no os antigos "padres do deserto" e os contemplativos de todos os tempos, que se tornaram, pela oração, amigos de Deus, como Abraão, que implorou o Senhor para que poupasse os poucos justos do extermínio da cidade de Sodoma (cf. Gn 18, 23-32). Santa Teresa de Ávila convidava as suas irmãs de hábito, dizendo:  "devemos suplicar a Deus para que nos liberte definitivamente de qualquer perigo e nos preserve de todo o mal. E por mais imperfeito que seja o nosso desejo, esforcemo-nos por insistir com este pedido. O que nos custa pedir muito, visto que nos dirigimos ao Omnipotente?" (Cammino, 60 (34), 4, em Opere complete, Milão 1998, p. 846). Todas as vezes que recitamos o Pai-Nosso, a nossa voz entrelaça-se com a da Igreja, porque quem reza nunca está sozinho. Cada fiel deverá procurar e poderá encontrar na verdade e na riqueza da oração cristã, ensinada pela Igreja, o próprio caminho, o seu modo de oração... portanto deixar-se-á conduzir... pelo Espírito Santo, o qual o guia, através de Cristo, para o Pai" (Congregação para a Doutrina da Fé, Alguns aspectos sobre a meditação cristã, 15 de Outubro de 1989, 29 aas 82 [1990], 378).
Celebra-se hoje a festa do apóstolo São Tiago chamado "o Maior", o primeiro dos Apóstolos, que deixou o pai e o trabalho de pescador para seguir Jesus e por Ele deu a vida. Dirijo de coração um pensamento especial aos peregrinos que foram em grande número a Santiago de Compostela! A Virgem Maria nos ajude a redescobrir a beleza e a profundidade da oração cristã.
No final da prece mariana o Santo Padre saudou em várias línguas os fiéis presentes, recordando de modo especial as jovens vítimas de Duisburg, e dizendo aos de expressão portuguesa: 

Queridos irmãos e irmãs, foi com profunda dor que tomei conhecimento da tragédia ocorrida em Duisburg, na Alemanha, da qual foram vítimas numerosos jovens. Recordo ao Senhor na oração os defuntos, os feridos e os seus familiares.
Saúdo também os peregrinos de língua portuguesa, especialmente o grupo de brasileiros vindos da diocese de Blumenau. Agradecido pela amizade e orações, sobre todos invoco os dons do Espírito Santo para serem verdadeiras testemunhas de Cristo no meio das respectivas famílias e comunidades que de coração abençoo. 

(©L'Osservatore Romano - 31 de Julho de 2010)

Um comentário:

  1. São Francisco nos ensina a profundidade desta oração nos dizendo que cada parte desta oração tem muita profundidade para refltirmos no momento da oração, ele a rezava por horas e horas refletindo cada parte desta oração riquissima que Nosso Senhor nos ensinou

    ResponderExcluir

Obrigado por poder partilhar com você, gratidão por sua vida, reze sempre por minha conversão. Deus lhe bendiga

Michel Maria