domingo, 3 de outubro de 2010

Jovem Chiara Luce Badano é beatificada



Chiara Badano conquista devotos com ajuda da troca de informações pela internet
Foram necessários apenas 25 minutos para que a jovem Chiara "Luce" (Luz) Badano desse um "sim" definitivo e irrevogável a Jesus.


Jovens de todas as partes do mundo acompanham com ansiedade celebrações da Igreja Católica, marcadas para o próximo sábado (25) e domingo (26) em Roma. É quando o papa Bento XVI vai oficializar a beatificação de Chiara Badano, uma jovem italiana, que morreu em 1990. Uma candidata à santa bastante moderna, e com devotos que não poupam os recursos de comunicação atuais para fazê-la cada dia mais conhecida. 
Não é comum que o rigoroso processo de canonização da Igreja reconheça tão rapidamente as virtudes de um cristão e o apresente como modelo de vida a ser seguido. No caso de Chiara Badano é ainda notável que as autoridades eclesiais tenham se convencido que uma garota de apenas 18 anos tenham alcançado um elevado grau de maturidade espiritual.

A história de Chiara vem sendo divulgada nos últimos anos pelas mais diversas redes sociais da internet e o perfil dela no Facebook reúne mais de 10 mil pessoas, muitas não católicas , que não se cansam de manifestar a intenção de acompanhar a cerimônia na Itália.
A simpatia por Chiara parece ter relação com o seu estilo de vida absolutamente comum , combinado com uma fé religiosa demonstrada de modo particular um ano antes da sua morte, quando soube que tinha um tumor maligno nos ossos. 

As manifestações de brasileiros na rede de microblogs Twitter confirmam:
“precisamos de santos sem véu ou batina. precisamos de santos de calça jeans e tênis”
“precisamos de santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos”

Quem foi Chiara ?
Chiara nasceu na cidadezinha de Sasselo, no norte da Itália. Filha única de pais que esperaram 11 anos pela gravidez tão desejada. Segundo a família, desde pequena demonstrou muita preocupação com os mais necessitados e no Jardim da Infância dizia que queria ser médica para cuidar dos doentes na África. 
Os amigos contam que ela era uma criança alegre e bastante ativa, mas com uma sensibilidade para as coisas divinas.
Aos 9 anos de idade conheceu o movimento Gen (Geração Nova), um ramo juvenil do Movimento dos Focolares (www.focolares.org.br). Viveu a sua espiritualidade e pouco a pouco envolveu também os pais na proposta de colocar Deus em primeiro lugar de sua vida.

Na adolescência se dividia entre os estudos e a prática de esportes. Um dos momentos mais marcantes da adolescência foi quando acabou reprovada na escola e teve que enfrentar a dor da humilhação e recomeçar. Sobre esse episódio ela escreveu:
«Este ano estou numa classe e numa seção nova, porque estou repetindo o ano. Quando entrei pela primeira vez na sala de aula tinha um certo receio, porque não conhecia ninguém e tinha medo de ser facilmente posta de lado pelos outros. Depois pensei que podia assemelhar-me um pouco a Jesus Abandonado e entrei cheia de alegria. Os colegas foram muito simpáticos comigo e já nos conhecemos todos. Então pedi a Jesus para estar sempre pronta a querer-lhes bem, em cada momento».
A jovem tinha freqüentes dores no ombro esquerdo, mas não dava importância. Aos 17 anos, durante uma partida de tênis, teve que largar a raquete porque a dor aguda a impedia de jogar.
Exames confirmaram que ela tinha um osteossarcoma, um tumor maligno muito grave. Os pais contam que ao receber o diagnóstico ela se fechou no quarto por 25 minutos em silêncio.
Ao sair, disse sorrindo à mãe que tinha conversado com Jesus através de uma oração e que estava disposta a aceitar o difícil tratamento que viria: “Se é o que você quer, Jesus, é o que eu quero também”.

O bispo de Turim a visitava no hospital e confirmou que todos, inclusive médicos ateus, ficavam desconcertados com o clima de paz e alegria que a jovem irradiava. Os amigos que a visitavam para consolá-la voltavam para casa consolados. Pouco antes de falecer, ela revelou: “Vocês não podem imaginar como é agora o meu relacionamento com Jesus... Sinto que Deus me pede algo mais, algo maior. Talvez seja ficar neste leito por anos, não sei. Interessa-me unicamente a vontade de Deus, fazê-la bem no momento presente: aceitar os desafios de Deus. Se agora me perguntassem se quero andar (a doença chegou a paralisar as pernas com contrações muito dolorosas), eu diria não, porque assim estou mais perto de Jesus”.

Quando já era evidente que os esforços médicos não tinham efeito, viu a mãe preocupada e disse: “Confie em Deus, pois você fez tudo. Quando eu tiver morrido, siga Deus e encontrará a força para ir em frente”. 

A Igreja Católica reconhece em Chiara Badano um exemplo que poderá inspirar muitos outros jovens a fazer a Vontade de Deus, nas circunstâncias mais simples até as mais dolorosas.

A sua “fama de santidade” se estendeu imediatamente em várias partes do mundo. Em Campinas, a estudante da Unicamp, Cíntia Botelho Dias, diz que considera Chiara Badano um exemplo de que não é preciso se isolar do mundo para ter um relacionamento profundo com Deus. Ao ler a história da jovem italiana, ficou muito impressionada com a força que ela demonstrou nos momentos mais difíceis da doença. “ Sempre que me encontro com alguma dificuldade cotidiana me lembro que o meu sofrimento é muito pequeno perto do que ela passou e que, como ela, devo superar cada barreira.”
Veja outros depoimentos publicados na Internet :
“Enquanto a sociedade nos leva a nos distanciarmos de tudo que é sofrimento e incômodo, Chiara nos ensina a abraçar as dificuldades e a transformá-las em amor ao próximo”. (Paulo, da Itália)

“É um modelo para todos os jovens. Isso me ajudará a nadar na contracorrenteza do mundo consumista em que vivemos”. (Elsy, dos Estados Unidos).
Dom Livio Maritano, Bispo da Diocese de Acqui, no dia 11 de junho de 1999 abriu o Processo pela a Causa de Canonização. No dia 3 de julho de 2008 ela foi declarada Venerável com o reconhecimento do exercício heróico das virtudes teologais e cardeais.

Milagre 
No dia 19 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI reconheceu um milagre atribuído à intercessão da Venerável Chiara Badano, e assinou o Decreto para a sua Beatificação.
Programação em Roma (horários de Brasília)
Sábado, dia 25 de setembro

11h – Missa com o rito de beatificação, no Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor

15h30 - “Chiara Luce Badano LIFE LOVE LIGHT”. Programa que se realizará na grande sala de eventos Paulo VI, no Vaticano. O programa foi preparado por um grupo de jovens de diversas partes do mundo e tem o objetivo de comunicar a originalidade da vida de Chiara Luce com a linguagem do teatro, da música e dos testemunhos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por poder partilhar com você, gratidão por sua vida, reze sempre por minha conversão. Deus lhe bendiga

Michel Maria