segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O anuncio do Evangelho, um dever também nos países islâmicos. Apresentada a síntese das intervenções na Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Médio Oriente

(18/10/2010) Prosseguem no Vaticano os trabalhos da assembleia especial do sínodo dos bispos para o Médio Oriente. Na manhã desta segunda feira o relator geral, Antonios Naguib, patriarca de Alexandria dos coptas, apresentou o relatório depois da discussão no qual se resume o que emergiu nas intervenções dos padres sinodais durante a semana passada. Passou em resenha a situação dos cristãos no Médio Oriente evidenciando a necessidade de ser missionários, “o anuncio é um dever, e se for respeitoso e pacifico não é proselitismo.
A formação missionária é indispensável – acrescentou. É desejável que se crie na região pelo menos um instituto de formação missionária. Missionariedade que deve sustentar o pape, dos cristãos na sociedade, não obstante o seu numero exíguo . Os cristãos pertencem á própria identidade dos seus países, é preciso reforçar esta convicção para os ajudar a viver com serenidade e empenho na sua pátria. Falando de laicidade positiva o patriarca Naguib reafirmou que a religião não deve ser politicizada nem o estado deve prevalecer sobre a religião. É pedida uma presença de qualidade para que possa ter um impacto eficaz sobre a sociedade. O que conta não é o numero de pessoas na Igreja mas que estas vivam a fé e sirvam honestamente o bem comum.
O relator geral do sínodo insistiu na formação das mentes para a cidadania também através dos media, a apresentação da Doutrina social da Igreja, a instrução, campo privilegiado da nossa acção disse. As escolas devem ser mantidas a todo o custo. Para assegurar a sua credibilidade – salientou o relator – a Igreja deve encontrar a maneira de garantir a transparência na gestão do dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por poder partilhar com você, gratidão por sua vida, reze sempre por minha conversão. Deus lhe bendiga

Michel Maria